A SilFisio foi originalmente um consultório de Fisioterapia que funcionou na cidade do Recife - PE, no período de 2000 a 2004 e que agora inicia uma nova proposta "virtual", com o intuito de levar aos interessados informações interessantes sobre fisioterapia, saúde e qualidade de vida. Escolhemos uma linguagem o mais coloquial possível, para que todos possam entender.Espero que gostem, comentem.



quarta-feira, 19 de maio de 2010

Fibromialgia e RPG


Pretendo neste post compartilhar uma experiência profissional como fisioterapeuta e RPGista, como alguns costumam rotular, no tratamento de alguns pacientes com fibromialgia que atendi em consultório.
A fibromialgia se manifesta cronicamente por dor e rigidez no seio de alguns músculos em diversas áreas do corpo, apresentando os tender points que são definidos como uma irritação nervosa local, que levaria a uma contratura muscular acompanhada de dor e de caráter duradouro.É mais comum em mulheres, iniciando-se preferencialmente entre a quarta e a quinta décadas de vida.
Apesar da literatura apontar que os fibromiálgicos apresentam baixa tolerância aos exercícios físicos, comecei a atender esses pacientes com a  proposta da reeducação postural global, , visando o alongamento das cadeias musculares encurtadas e melhora do quadro álgico.
O relato das pacientes foi de melhora no nível de dor e facilidade para realizar as tarefas diárias já destacadas na terceira sessão e ao final do tratamento, todas as pacientes apresentaram  índices de flexibilidade normal ou próximos do normal, além de uma melhora significativa na postura ereta e conscientização postural.


2 comentários:

  1. Interessante!

    Estou passando por exames médicos, para saber a causa das dores que tenho, e alguns outros sintomas, alguns médicos já me disseram que tenho Fibromialgia, mas ainda nada foi falado claramente.
    Me lembro que na semana passada, um clinico que me indicou um neurologista, disse, que dependendo do resultado do Eletroneuromiografico, que também já fiz, terei que ir direto para os "braços dos fisioterapeutas"...hehe...Ele cogitou RPG.
    Bom, nada ainda é certo!
    O que quero mesmo é que essas dores e sintomas me deixem, ou pelo menos sejam aliviados.

    Otimo post!
    Deus abençoe sua vida!

    ResponderExcluir
  2. Se realmente for diagnosticado fibromialgia, além do RPG é interessante tbm ser acompanhada por outros profissionais como o psicólogo. Saúde e boa sorte.

    ResponderExcluir