A SilFisio foi originalmente um consultório de Fisioterapia que funcionou na cidade do Recife - PE, no período de 2000 a 2004 e que agora inicia uma nova proposta "virtual", com o intuito de levar aos interessados informações interessantes sobre fisioterapia, saúde e qualidade de vida. Escolhemos uma linguagem o mais coloquial possível, para que todos possam entender.Espero que gostem, comentem.



segunda-feira, 19 de abril de 2010

ELEMENTOS PARA SE PENSAR A MUDANÇA DA ORGANIZAÇÃO NA SAÚDE

Um dos principais empecilhos ao desenvolvimento da Reforma Sanitária brasileira e do Sistema Único de Saúde tem sido o insuficiente enfrentamento das temáticas de mudanças do processo de trabalho e da participação dos trabalhadores de saúde na mudança setorial. A modificação desse quadro é essencial para a efetivação do SUS, pois se entende que apenas alterando o modo como os trabalhadores de saúde se relacionam com o seu principal objeto de trabalho, a vida e o sofrimento dos indivíduos e da coletividade representados como doença, é que será possível cumprir os preceitos constitucionais que garantem o direito efetivo à saúde a todos os brasileiros.
Pelo fato de haver o entendimento de que os médicos exercem papel central na manutenção do modelo vigente, o trabalho desses profissionais deve ser o foco central para a mudança do modelo assistencial.
Importante destacar que, com os mesmos recursos e o mesmo número de profissionais, duas cidades diferentes podem apresentar resultados diferentes em saúde, conforme o modo como se articulam esses recursos e as matrizes de conhecimento utilizadas.

BlogBlogs.Com.Br

Nenhum comentário:

Postar um comentário